Mulheres no Hip-Hop: Apagamento histórico e outras violências - Kika Souza
Marca:
LiteraRUA
Modelo:
Livro
Não é possível contar a história do maior fenômeno de contracultura juvenil – a Cultura Hip-Hop – sem considerar a participação fundamental das mulheres desde a origem deste movimento. É o que comprova a B.girl, pesquisadora e autora KIKA SOUZA, em seu relato no presente livro: Mulheres no Hip-Hop, Apagamento histórico e outras violências, nasce da falta de visibilidade para as referências femininas protagonistas dessa Cultura, da falta de entendimento de que Hip-Hop é sim coisa de mulher. Repleto de comprovações históricas sobre a atuação das manas tão poderosas como CINDY CAMPBELL ou MC REGINA. Com prefácio de LECI BRANDÃO e apresentação de BGIRL CRIS (CRISTIANE CORREIA DIAS), a autora reúne 50 mulheres de todo o Brasil, dos cinco elementos da Cultura Hip-Hop e faz uma escuta ativa ao colher seus emocionantes depoimentos, repleto de denúncias e vitórias, quase, apagadas. Para além do enfrentamento ao preconceito, da denúncia ao machismo e ao contraponto à misoginia, dentro e fora dessa Cultura, acima de tudo, KIKA SOUZA demonstra que a Cultura Hip-Hop é Matriarcal.
Sobre a Autora
KIKA SOUZA, 32 anos, graduada em Propaganda e Marketing - UNIP (2014) e com formação técnica em Dança pela ETEC de Artes de São Paulo (2018).
Graduanda em licenciatura e bacharelado em Dança na UNICAMP e cursando MBA em Gestão de Projetos Culturais e Sociais.
Co-criadora do Coletivo Rangers Urban, coletivo que pesquisa criação e improviso em danças urbanas e música.
Idealizadora e produtora do projeto Mercedes Ladies, evento de danças urbanas, com protagonismo feminino, aberto para todos os públicos, realizado desde de 2023.
Atuante na cena das danças urbanas como participante de batalhas, jurada, participante em saraus, rodas de conversa e documentário sobre produção cultural, Cultura Hip-Hop e mulheres na cena das danças urbanas. Pesquisadora da Cultura Hip-Hop desde 2018.
Participante da linha de pesquisa Hip-Hop em Trânsito - CEMI, Unicamp. Ganhadora do Prêmio Sabotage - Elemento Breaking (2023), São Paulo - SP. Palestrante convidada do Seminário Hip-Hop - Memória e Patrimônio, realizado no Memorial da América Latina (2024).
Habilitada e Contratada para o Mês do Hip-Hop (2019, 2020, 2022 e 2023), Território Hip-Hop 1° Edição (2021, 2022) e Comissão Especial de Seleção do Mês do Hip-Hop (2022, 2023).
Mulheres no Hip-Hop: Apagamento histórico e outras violências (2024, Editora: LiteraRUA) é seu livro de estréia.
Características do livro:
Título: Mulheres no Hip-Hop: Apagamento histórico e outras violências
Autora: Kika Souza
Ilustradora: Soberana Ziza
Prefácio: Leci Brandão
Apresentação: Bgirl Cris (Cristiane Correia Dias)
Capa: Flexível
Páginas: 304
Dimensões: 16x23 cm
ISBN: 9786586113174
Peso: 0,300 kg
Ano: 2024